Assinar contratos e fechar negociações nunca foi uma coisa simples de se fazer no Brasil, graças à tamanha burocracia envolvida nesses processos. 

Isso sem contar ainda com diversos contratempos que podem ocorrer durante esse trâmite. Por isso, a utilização exclusiva da assinatura feita no papel se tornou um indicativo de que a empresa está desatualizada em relação ao mercado.

Empresas modernas que acompanham a evolução tecnológica já não utilizam mais desse meio para assinar contratos, já que a quantidade de problemas que podem surgir em um contrato desse tipo, assinado no papel, podem ser enormes! A seguir, vamos destacar os principais deles:

1- Gasto excessivo de tempo
Os contratos em papel devem ser elaborados, impressos, encaminhados aos clientes para a leitura e aprovação, impressos novamente e, finalmente, enviados para a assinatura – UFA! 😅 Todo esse processo pode levar dias ou até semanas para a conclusão.

2- Extravio
Documentos impressos necessitam que os contratos sejam fisicamente levados aos signatários e depois guardados em um local seguro. Por se tratarem de simples folhas de papel, esses documentos ainda podem ser facilmente perdidos ou esquecidos por aí…

3- Dificuldade na coleta
Esse problema é um clássico: atrasos no fechamento do contrato por culpa do vai e vem do documento físico. Coisa do passado!

4- Alto custo de confecção e armazenamento
São necessários armários e mais armários para armazenar os papéis de contratos impressos e, além disso, existe o custo extra para confecção – impressão, compra dos papéis, manutenção, etc.

5- Fraudes
Assinaturas manuscritas correm grandes riscos de serem adulteradas, já que fraudar firmas em papel pode ser considerado algo fácil, e somente as assinaturas eletrônicas são capazes de evitar fraudes! Aqui na D4Sign, são quase 20 opções de autenticações para você assinar um documento.

E para solucionar todos esses problemas citados até aqui, a tecnologia nos trouxe o advento das assinaturas digitais. 🤩 Que ajuda a eliminar todos esses problemas citados, diminuindo custos, economizando tempo e espaço físico, além de garantir a segurança e a organização dos documentos, de forma que possam ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.

Faça um teste, conheça as nossas soluções e venha para o mundo da D4Sign!

Deixe uma resposta