Quanto papel você usou no escritório hoje? Quanto esse papel tem custado à sua empresa? Pode não parecer um valor relevante nos seus gastos, mas certamente tem grande impacto nas despesas anuais do seu negócio.

O mundo consome aproximadamente 400 milhões de toneladas de papel todos os anos. No Brasil, em um único mês, produzimos cerca de 800 mil toneladas – o que significa a derrubada de mais de 15 mil árvores.

Nós consumimos quatro tipos principais de papel – o papel de imprimir e escrever que chega a 55% do total; os papéis de embalagem estão em segundo lugar, representando 13% do consumo total; os papéis especiais 15% e os sanitários em torno de 9%.

Você imagina o quanto sua empresa “desmata” anualmente?

Reduzir esse desperdício pode ajudar a diminuir muitos problemas ambientais. O problema é que para fabricar cada tonelada de papel, é necessário derrubar cerca de 11 árvores. O ciclo de vida de um papel coloca o meio ambiente em risco do início ao fim, já que começa com o corte de uma árvore e termina com a queima do papel, emitindo gás carbônico na atmosfera.

Tudo isso para o documento impresso em papel ficar empoeirado na sua sala de arquivo, de difícil acesso e que responde por boa parte do tempo que seus funcionários perdem procurando documentos.

A empresa de pesquisa Gartner Inc. estima que quase 3% do lucro de uma empresa é gasto em papel, impressão, arquivamento, armazenamento e na manutenção de documentos.

Além disso, em uma organização que possui algumas impressoras implica, anualmente, em alto custo com energia elétrica, manutenção de equipamentos, compra de toneladas de toners e papel, além do arquivamento de documentos físico.

Para quem entende que já passou da hora de mudar essa cultura, mas não sabe por onde começar, comece sendo parceiro de uma plataforma de assinatura eletrônica! Será um prazer mostrar quanto sua empresa pode ganhar com essa mudança de cultura do abandono do consumo de papel! Conte com a D4Sign. 

Deixe uma resposta