A assinatura digital de documentos permitiu uma nova flexibilidade e eficiência de negócios, eliminando a necessidade de se locomover para assinar algum documento. Essas assinaturas eletrônicas permitem que as pessoas assinem em qualquer lugar, a qualquer hora, economizando tempo, proporcionando às empresas uma vantagem competitiva e melhorando a experiência do cliente. 

Importante reforçar que ela possui o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita em documentos impressos – desde que obedeça às normas gerais e específicas de cada setor!

Mas quais documentos podem ser assinados com assinatura eletrônica?

Termo de acesso e de equipamentos
Quase sempre é preciso oferecer acessos e equipamentos para os funcionários da empresa. O termo de acesso e equipamentos visa trazer um maior alinhamento a tudo que está disponível para o colaborador. Esse estilo de contrato serve, principalmente, caso o funcionário seja desligado, já que ele precisa devolver esses itens da mesma forma que recebeu.

Aviso de férias 
De acordo com a legislação trabalhista do Brasil, é preciso que a concessão de férias seja concedida ao funcionário por escrito com no mínimo 30 dias de antecedência do início de sua folga. 

Holerite/folha de pagamento
Mensalmente, profissionais do RH precisam realizar a assinatura e o envio de alguns documentos para os colaboradores de uma empresa.

Contrato de admissão
Quando toda a documentação do colaborador já está completa, existe a necessidade de assinar os documentos para a admissão do profissional – que também pode ser encaminhado por meio digital.

Além desses, existem uma infinidade de documentos que podem ser assinados digitalmente, como: contratos de aluguel, procurações, termos de uso, contratos de prestação de serviços advocatícios, operadoras de saúde e compra e venda de itens, entre outros.

Por enquanto ainda é cedo para afirmar quando os documentos em papel serão eliminados da nossa rotina, certamente estamos caminhando cada dia mais para um mundo completamente digitalizado. Mas documentos assinados eletronicamente permitem uma adaptação mais efetiva aos novos modelos de trabalho – híbridos ou home office – e as assinaturas eletrônicas possuem papel principal nesse cenário. 

Fale com nossos especialistas para conhecer as soluções de assinatura digital mais adequada para a sua empresa ou faça um teste grátis na D4Sign – d4sign.com.br

Deixe uma resposta