Atualmente assinar um documento já não precisa ser uma tarefa difícil. Com a ajuda da tecnologia certa, é possível garantir praticidade, preço baixo e segurança! Pouco a pouco as assinaturas feitas no papel estão sumindo, mas na hora de pesquisar sobre esse assunto, é comum surgirem algumas dúvidas, entre elas a mais comum com certeza é: Qual a diferença entre assinatura eletrônica e digital? 

Apesar de parecerem sinônimos, o funcionamento e a aplicação delas variam. Para você não ter mais dúvidas, eu vou te explicar quais são essas peculiaridades! Para toda a explicação ficar mais clara, é importante entender que a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica só que com alguns requisitos a mais.

O que é a assinatura digital?

A assinatura digital acontece de forma totalmente ligada à tecnologia de um certificado digital seguindo o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Nessa modalidade, há um vínculo ao ICP-Brasil, que fica responsável pela emissão do certificado digital.

Para que você possa assinar digitalmente, é necessário adquirir esse certificado, emitido por uma instituição autorizada. Esse elemento tem validade de 1 a 3 anos e pode ser instalado em um só dispositivo ou ser do tipo token. Basicamente, ele tem uma chave criptográfica única, que ajuda a identificar quem realiza certas operações.

O que é a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é um termo bem amplo, que engloba todos os tipos de firma que usam os meios eletrônicos como validação. Exemplos dessa tecnologia são a assinatura mediante senha, token, SMS, geolocalização, login, selfie, vídeo-selfie, entre outras. 

Esse tipo de assinatura pode ser aplicado nos mais diversos tipos de documentos. Por apresentarem valor jurídico e alta segurança baseando-se na autenticação escolhida, são usados em fechamento de contratos de aluguel, seguros, contratos de RH, assinatura de serviços, notificações jurídicas, entre outras diversas funcionalidades.

E aí, ficou claro? Esse é um assunto extenso e complexo, pensando nisso, criamos um conteúdo mega didático para facilitar o seu entendimento.



Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal acessar nossa plataforma e fazer os seus envios gratuitos? Vem descobrir como a assinatura eletrônica e digital podem ajudar o seu negócio: www.d4sign.com.br 

Deixe uma resposta