Treinamento com realidade aumentada , entrevistas por vídeos e inteligência artificial. Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia agora faz parte da área de Recursos Humanos. E não para por aí, recentemente, um novo elemento foi incorporado às tecnologias de gestão de pessoas: a assinatura eletrônica para RH.
O que é assinatura eletrônica?
Antes de falarmos sobre os benefícios, vamos voltar um pouco no conceito e entender do que se trata. De modo geral, ela é uma forma de autenticar documentos, validando que você é quem diz ser e que as informações contidas naquelas páginas são verdadeiras, mas tudo feito de forma virtual.
A tecnologia é utilizada por meio de chaves criptografadas, hash de segurança, leitura biométrica e outras formas de identificação e segurança para garantir a validade e a segurança daquele documento. Dessa forma, além de agilizar processos de diversos setores, a assinatura eletrônica também economiza recursos e evita a necessidade de deslocamento dos envolvidos.
Como a assinatura eletrônica pode ser usada no RH?
Em geral, grande parte da documentação da jornada do colaborador exige a assinatura do trabalhador em questão e de seus gestores. Antes da opção digital, esses documentos significavam que os profissionais de RH tinham de gerenciar pilhas de papéis físicos.
Agora, com a assinatura eletrônica, o setor de Recursos Humanos centraliza processos, proporciona mais segurança para os colaboradores, garante um armazenamento mais seguro e ainda agiliza todos os processos internos, desde a contratação de um novo funcionário.
Saiba mais sobre as vantagens da assinatura eletrônica para RH: https://www.youtube.com/watch?v=UTOo_sPsuA4
Por onde começar?
A implantação de uma plataforma de assinatura eletrônica segue o mesmo rito de introdução de qualquer nova tecnologia. A área de RH terá de vencer alguns medos e inseguranças de lideranças e colaboradores para aproveitar as vantagens da adoção da assinatura eletrônica.
Por isso, é importante sinalizar para todos os envolvidos que o uso dessa tecnologia irá otimizar os processos e também desburocratizar a comunicação entre RH e colaboradores.
O passo a passo para realizar a adoção é mais ou menos esse:
1- Escolha utilizar uma plataforma segura e confiável
2- Converse sobre os ganhos com a sua empresa
3- Faça uma reunião com a plataforma
4- Realize treinamentos e tire todas as suas dúvidas
5- Ofereça suporte e peça ajuda sempre que precisar
Agora que você já sabe por onde começar a implantação, que tal saber mais algumas vantagens e informações sobre assinatura eletrônica para o setor de RH? Baixe o nosso eBook ‘RH + tech – Descubra como tornar seus processos mais ágeis!’ – https://pages.d4sign.com.br/landing-ebook-rh e fique por dentro de tudo!
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