A segurança de dados já é uma preocupação da sua empresa? Garantir que seus documentos não sejam acessados por usuários não autorizados é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Segundo um levantamento da Dtech Unico, no primeiro semestre de 2022 o Brasil tem 5 mil tentativas de fraude de identidade por hora, um número 30% maior do que o ano anterior. E com isso, surgem aquelas dúvidas: como manter documentos protegidos?
O que é segurança de dados?
A segurança de dados é um conjunto de medidas para evitar que os dados sejam acessados por estranhos. É uma forma de proteger sua privacidade e diminuir as suas chances de ser uma vítima de golpes e fraudes.
Nessa lista, podemos citar a proteção de dados de identidade, bancários, chaves e senhas, e muito mais. Para uma empresa, é essencial garantir a segurança dos seus dados sensíveis. Especialmente se você trabalha com dados de outras pessoas, como acontece com fintechs.
Como manter os documentos protegidos?
Confira abaixo 7 dicas de como manter seus documentos protegidos.
Classifique os dados por sensibilidade
O primeiro passo para proteger seus documentos é saber o quanto eles são sensíveis. Saiba quem pode e não pode ter acesso a eles, e porquê. A partir disso, você vai conseguir definir o que proteger e de quem.
Tenha uma política de segurança da informação
A política de segurança da informação é um documento com as regras que devem ser seguidas pelos profissionais envolvidos de alguma forma com a sua empresa. Essa política organizará como deve funcionar a manipulação de dados empresariais.
Se apoie em tecnologias de segurança
Não é possível garantir toda a segurança de dados através de ações manuais, por isso, se apoiar nas tecnologias é tão importante. Você pode apostar desde antivírus até plataformas de assinaturas eletrônicas e digitais.
A D4Sign, por exemplo, é a única plataforma com integração de dados junto ao Governo Federal.
Entenda os perigos do armazenamento físico de contratos
Proteja sua rede de internet (Wi-fi)
Sabia que se você não tiver o cuidado necessário, usuários não autorizados podem acessar o seu Wi-fi? A partir disso, é possível ter acesso a dados privados, como bancários. Você deve ter senhas fortes e, se possível, cadastrar os equipamentos autorizados a acessarem a rede Wi-Fi.
Backup e armazenamento na nuvem
Os backups frequentes são fundamentais para evitar a perda de dados e documentos. Junto com essa dica, você deve salvar todo o backup na nuvem. O local de armazenamento deve ser bastante seguro.
Esteja com o antivírus ativado
Pode parecer uma dica básica, mas vale reforçar para ninguém deixar que ela passe batido. As soluções de antivírus ajudam a detectar e remover trojans, rootkits e vírus que podem interferir nos seus dados, por isso certifique-se que estão ativadas.
Busque soluções de segurança em cloud
Você pode optar por SECaaS (Security as a Service), empresas que oferecem solução de segurança de dados. Assim, além do seu CISO (Chief information security officer), você terá mais apoio para garantir a proteção de seus documentos.
Gostou de aprender um pouco mais sobre segurança de dados e como proteger seus documentos? Agora comece a pegar assinaturas eletrônicas e digitais, conheça a https://d4sign.com.br/